SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MINERAIS CRÍTICOS E ESTRATÉGICOS

icon calendar 07/05 a 08/05/2024

icon calendar 9h 00 às 19h 00

icon calendar Brasília

foto

Em tempos de transformação ecológica, os minerais críticos e estratégicos estão no centro de debates em todo o mundo. E o Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos, organizado pelo IBRAM, abordará, numa imersão de dois dias, uma extensa gama de temas para compreender o papel desses minerais na transição energética global.

Uma avaliação das políticas energéticas em vigor, ou já anunciadas, sugere que o mundo está atualmente a caminho de dobrar suas necessidades em recursos minerais para as tecnologias de energias renováveis. E, um esforço conjunto para atingir os objetivos do Acordo de Paris significaria quadruplicar a demanda por insumos minerais para essas tecnologias até 2040. Uma transição ainda mais rápida, para atingir zero emissões globalmente até 2050, exigiria seis vezes mais insumos minerais em 2040 do que hoje.

O que esperar do evento:

Ao longo do Seminário os participantes terão acesso a um panorama abrangente da agenda dos MCE, explorando seu impacto na transição energética do Brasil e do mundo. Serão discutidos os desafios e oportunidades enfrentados pelo setor mineral diante do novo paradigma energético. O evento dedicará, ainda, uma atenção especial à economia circular como uma estratégia fundamental para a sustentabilidade, indo além da extração mineral e promovendo uma visão integrada e complexa da transição energética.

Será dado foco sobre as dimensões geopolíticas e as políticas internacionais que moldam o cenário dos MCE. E destaque à importância de políticas tanto nos países norte global quanto no sul global, visando garantir um abastecimento equitativo e uma transição globalmente justa. Outros temas cruciais incluirão os desafios e oportunidades das rotas de descarbonização para a indústria, diálogos sobre a nova política industrial para o Brasil, considerações socioambientais relacionadas à exploração de MCE e o potencial desses minerais nas Américas.

O evento contará ainda com a apresentação de um white paper elaborado pela IBRAM, proporcionando debates profundos e coletando valiosas contribuições dos especialistas, na perspectiva de aprimorar as políticas nacionais relacionadas aos MCE.

PROGRAMAÇÃO PRÉVIA


INFORMAÇÕES COMERCIAIS